Seja bem-vindo! Seja bem-vinda!

Seja bem-vindo! Seja bem-vinda!
Bem vindo(s) , bem vinda (s) à comunidade Santo Daime Manaus. Tua presença nos engrandece! Volte sempre...

Seguidores

Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Ogum

No Candomblé
Ogum (em yoruba: Ògún) é, na mitologia yoruba, o orixá ferreiro[1], senhor dos metais. O próprio Ogum forjava suas ferramentas, tanto para a caça, como para a agricultura, e para a guerra. Na África seu culto é restrito aos homens, e existiam templos em Ondo, Ekiti e Oyo. Era o filho mais velho de Oduduwa, o fundador de Ifé, identificado no jogo do merindilogun pelos odu etaogunda, odi e obeogunda, representado materialmente e imaterial pelo candomblé, através do assentamento sagrado denominado igba ogun.

Ogum Megê
Ogum é um orixá cultuado nas religiões de Umbanda e Candomblé, correspondendo a São Jorge, na Igreja Católica no sincretismo religioso. Seu dia é o 23 de abril.

Características:
Ogum é o guerreiro, general destemido e estratégico, é aquele que veio para ser o vencedor das grandes batalhas, o desbravador que busca a evolução.
Defensor dos desamparados, segundo a lenda, Ogum andava pelo mundo comprando a causa dos indefesos, sempre muito justo e benevolente. Ele era o ferreiro dos orixás, senhor das armas e dono das estradas. Irreverente, pois é um orixá valente, traz na espada tudo o que busca.
É o protetor dos policiais, ferreiros, escultores, caminhoneiros e todos os guerreiros.
Santo correspondente na Igreja Católica: São Jorge no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Santo António de Pádua na Bahia.
Cores predominantes de ogum nas guias:

Azul marinho no Candomblé.

Vermelho na Umbanda, sendo que na Umbanda do Rio Grande do Sul muitos terreiros utilizam o verde, vermelho e branco.
Na Umbanda há diversos falangeiros seus como Ogum Beira-Mar, Ogum Marinho,Ogum Sete Ondas, Ogum Megê, Ogum Timbiri, Ogum Yara, Ogum Dilê, Ogum Matinata, entre outros.

Um comentário:

  1. Oi irmao, meu nome é jorge etava no Salvador no dia de Sao Jorge entao é preciso dizer tambem que no candomblé da Bahia (que os etnologos consideram do autentico no Brasil) Sao Jorge nao so um dos padroeiros do Brasil mais tambem é identificado como Oxossi, o caboclo guerreiro. Foi nesse dia na ilha de Itaparica aonde os umbandistas tambem fazem o trabalho de Oxossi.
    Acho que valia dizer aquilo porque tal vez uma ja ouviu isso e, leendo su blog pensou estar errada. Entao , eu confirmo, eu tava là e, fiz a festa na asa de Oxossi na no Salvador o dia 23 de abril.Nao sou brasileiro assim que disculpa pelos errores. Pode leer. Axé http://olhares.aeiou.pt/sao_jorgeoxossi_foto2641661.html

    ResponderExcluir