Seja bem-vindo! Seja bem-vinda!

Seja bem-vindo! Seja bem-vinda!
Bem vindo(s) , bem vinda (s) à comunidade Santo Daime Manaus. Tua presença nos engrandece! Volte sempre...

Seguidores

Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Ogum-Yara


Na Hierarquia de Ogum esse portentoso Caboclo é o 6º e tem uma das mais belas aparências dessa importante Linha. Entre os Oguns ele é o mais sensível e defensor das mulheres e crianças. Esta ligado mais diretamente a água doce e se dá muito bem com Oxum e Oxumaré.

Ogum Yara estará representando o Orisha Ancestral e comandando os outros orixás menores guias e protetores.

Por via de regra na condição de Orixá menor ele não “baixa”, podendo faze-lo muito raramente. Quando o faz, dá mensagens fortes, que impulsionam os Filhos de Fé para uma vida mais ativa e ligada às coisas da fé, tirando-os da inércia física e moral.

A Entidade no grau de Guia comandada por ele ira “baixar”, sendo no movimento umbandista junto com os protetores que comandam, o maior numero de Entidades que atuam na Corrente Astral de Umbanda através da incorporação.

Mas também agem com afinco também no Candomblé e em outros seguimentos quando são buscados com verdade.

Também se utilizam de outras modalidades mediúnicas, mas sendo a principal a mecânica da incorporação.

Os Protetores comandados de Ogum, quando atuam na mecânica da incorporação, fazem-no neutralizando as correntes deletérias que assolam o planeta; como também indivíduos que às vezes chegam ao “terreiro” debaixo de vibrações perigosíssimas para suas vidas, só realmente mantendo a vida física em virtude de terem sido desimpregnados pelos Protetores de Ogum.

Essas Entidades atuam no corpo astral do médium, principalmente na região do chacra solar (em sânscrito – chacra svâdisthana), que tem sua equivalência no Corpo Físico Denso na região do plexo solar (estomago e anexos) e também no plexo frontal e cardíaco, produzindo na fenomênica mediúnica alterações (fortes e belas) psíquicas, vocais, etc.

A ligação fluídico-magnética dessas Entidades com o Médium começa pela cabeça, fixando seus fluidos pelas costas e precipitando a respiração, tornado-a arfante, vibrando forte no corpo astral do aparelho mediúnico (cavalo).

Dão uma espécie de meio giro com o tronco, levantam os braços e tomam o controle do físico. Quando bem incorporados dão uma espécie de brado, que se ouve bem: Ê...Ê...Ê...OG-UM.

Quando incorporados costumam andar de um lado para o outro, e sempre se expressam de forma vibrante, inteligente e vivaz. Como um guerreiro pronto para guerra e pronto pra defender os fracos e oprimidos.Suas preces cantadas ou pontos traduzem verdadeiras invocações para a luta da fé, demandas, etc.

Ogum terá a ajuda do Senhor Tranca Ruas das Almas que comandara o exército da Esquerda, o qual trabalhará pelo arrebanhamento de entidades do Astral Inferior. O Senhor Tranca Ruas através da poderosa força da Sagrada Quimbanda zelara pelo equilíbrio das forças mantenedoras da harmonia do planeta.Megioko (ogum),

OGUM: guerra, vitória, trabalhos manuais, habilidades;- "OGUNHÊ PATACURÍ!" a cor de Ogum é azul e vermelho mas Ogum Yara usa mais o azul claro;

Nenhum comentário:

Postar um comentário