Seja bem-vindo! Seja bem-vinda!

Seja bem-vindo! Seja bem-vinda!
Bem vindo(s) , bem vinda (s) à comunidade Santo Daime Manaus. Tua presença nos engrandece! Volte sempre...

Seguidores

Pesquisar este blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Santo Irineu


Bispo Irineu de Lyon

Santo Irineu foi bispo de Lyon. Nasceu provavelmente em Esmirna, na Ásia Menor, por volta de 130-135. Viveu numa época dilacerada por heresias que colocavam em risco a unidade da Igreja na fé.

Discípulo de São Policarpo - que havia conhecido pessoalmente o apóstolo São João e outras testemunhas oculares de Jesus, Santo Irineu foi, sem dúvida, o escritor cristão mais importante do século II. Foi o primeiro a procurar fazer uma síntese do pensamento cristão, cuja influência se faz notar até nossos dias.

Santo Irineu, cujo nome significa "paz", lutou pela preservação da paz e da unidade da Igreja. Era um homem equilibrado e cheio de ponderação. Escreveu ao papa Vítor, aconselhando-o respeitosamente a evitar toda e qualquer precipitação no que dissesse respeito às comunidades cristãs da Ásia.

A Florino, seu amigo de infância que se tornou agnóstico, escreveu: "Não te ensinaram estas doutrinas, Florino, os presbíteros que nos precederam, os que tinham sido discípulos dos apóstolos. Eu te lembro, criança como eu, na Ásia inferior, junto a Policarpo... Recordo as coisas de então melhor que as recentes, talvez, porque aquilo que aprendemos em crianças parece que nos vai acompanhando e firmando em nós segundo passam os anos. Poderia assinalar o lugar onde se sentava Policarpo para ensinar... Seu modo de vida, os traços de sua fisionomia e as palavras que dirigia à multidão. Poderia reproduzir o que nos contava de seu trato com João e os demais que tinham visto o Senhor; e como repetia suas mesmas palavras... Eu ouvia tudo isto com toda a alma e não o anotava por escrito porque me ficava gravado no coração e continuo pensando-o e repensando-o, pela Graça de Deus, cada dia."


Créditos:
Fontes:
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT&module=saintfeast&localdate=20090628&id=10665&fd=0
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=35442&language=PT&img=&sz=full

Comentário: Alguns hinos fazem referência a Santo Irineu, neste estudo fino encontrou-se este bispo católico, pressume-se que seja ele a quem os hinos estão se referindo. A doutrina Santo Daime compilou mais de 80% do catolicismo, seus santos e rezas, culto Mariano ( culto à Maria a mãe de Jesus), datas festivas e, praticando o que a igreja catolica denomina de apostasia ; o ritual do daime se refere ao ato de tomar a bebida como Consagração, fazendo clara alusão a comunhão com Cristo nos moldes católico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário